terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Eleanor & Park

   Eleanor & Park... Apesar de sua leitura ser bem fluida, confesso que demorei mais do que o esperado para terminar este livro. Já explico.
     O livro se passa, obviamente, com Eleanor e Park, dois jovens de 16 anos que se conhecem no ônibus escolar em uma situação não muito convincente. Eleanor, que não se encaixa no "padrão feminino da sociedade", tem cabelos ruivos rebeldes e muitas sardas, além de ser vista como "gorda" por si mesma (e aparentemente pelas meninas que sempre a zoam, com destaque à Tina). Park, descendente de coreano, é um pouco mais alto que Eleanor e tem os olhos puxados, às vezes, quando sorri, chegam a sumir por suas bochechas em formato de maçã.
     Eleanor vai para uma nova escola e tem de lidar com apelidos e mexidas maldosas - o bullying. Não que ela ligasse pra isso, continuava usando seu próprio estilo "masculino" nas roupas, ou talvez na real era porque não tinha renda o suficiente para algo melhor, já que sua família é um pouco problemática. Seu padrasto não é nada legal e eu tenho tanta raiva dele... Diferente de Park que tem uma família bem estruturada. Ele é veterano e conhece a galera, mas não chega a ser popular.
     Quando Eleanor entra no ônibus, já é notada por todos (parecia que ela queria chamar atenção - mas só parecia) e ninguém abriu espaço para que pudesse sentar-se. Park abriu. Tá, de uma maneira bem rude, mas abriu. Já haviam lugares definidos para todos, então esse tornou-se o dela. Ao lado de Park. Mas calma, eles não conversaram por um tempo... Até que ele começou a notar que ela lia os seus gibis de fininho, enquanto ele também o fazia. E é aí que tudo começa. Ele empresta seus gibis a ela, que os devolve com todo o cuidado nos dias seguintes. E então começa a nascer uma amizade. E eles se apaixonam. Por isso demorei a ler. Particularmente eu achei que tudo aconteceu muito rápido. Acho que deveria ter uma "introdução", para ser mais "convincente", entende? Mas talvez possa ter sido só impressão minha (me falem o que vocês acharam), o livro não deixa de ser bom por causa disso.
     O romance teve seus altos e baixos, Park chegou a brigar feio com Steve, um cara descolado e que era seu amigo, por atacar tanto Eleanor e ele também, agora que estavam juntos. Ela ficou brava, pois... Ele estava de verdade a defendendo? Ou simplesmente não suportava ser zoado também? Bom, eu voto na primeira opção. Park é um amor de pessoa. Quando foi apresentá-la à sua família, sua mãe, que era vaidosa e tinha um salão em sua garagem, não gostou nadinha de Eleanor por causa de sua aparência tão... masculina. Mas com o tempo todos acabaram se dando bem e sua família a acolheu muito quando teve que colocar seu plano em ação por culpa de seu padrasto... Que é o culpado de tudo! Aquele final me fez ficar tão "Acabou? É sério isso?" e virei a página várias vezes mas tudo o que tinha agora eram os "Agradecimentos". Mesmo assim, é de deixar o leitor encantado. Mesmo que Eleanor tenha feito algumas coisas que eu não sei se conseguiria. Pensando melhor, acho que é um daqueles finais que o deixa pensando no que pode ter acontecido depois...
                  
   "- É isso que as pessoas dizem, não é um adeus, quando estão com medo demais de enfrentar o que realmente sentem. Não vou te ver amanhã, Park. Não sei quando vou te ver de novo. Isso pede mais do que "não é um adeus".
    - Não estou com medo de enfrentar o que estou sentindo.

    - Você não - ela começou, com a voz falhando. - Eu estou."


         Sammy Iglesias


     P.S.:  Como vocês devem ter percebido, novamente eu que fiz a postagem, e sim, sei que deveria ter sido a Morgana já que fazemos sempre assim intercalado, mas não deu pra ela fazer porque... Ela está na Disney!!! Lembram quando ela escreveu na postagem da Nossa viagem a Cabo Frio - RJ que no final do ano nós iríamos para a Disney? Então... Não deu para eu ir =( E aí fiquei "responsável" por atualizar o blog, mas relaxem porque quando ela voltar... Ai, será que eu conto? Ah, vou contar. Quando ela voltar... Vai fazer uma postagem super especial sobre... Sobre, sobre, sobre? A DISNEY!!! Eu estou tão ansiosa e se eu fosse vocês ficaria também, essa postagem promete!


Nenhum comentário:

Postar um comentário