sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

 
     Assisti por acaso a Before Sunrise porque, claro, como sempre estava em busca de algum filme de romance e encontrei na página do face Cinematologia uma foto do protagonista do filme que dizia: "Por que todos pensam que relacionamentos deviam durar para sempre?". Fiquei curiosa e logo fui assistir.
     Before Sunrise é a história de uma garota que, por acaso e coincidência (ou àqueles que acreditam em predestinação, como eu: Destino), acaba sentando ao lado de Jesse em uma viagem de trem e que resultou, após conversarem por um certo tempo, em uma conexão na certa. Fica óbvio que ele se interessa de cara por ela e, por não estar preparado ainda para dizer adeus, a convence a descer com ele em sua estação. É engraçado lembrar porque nessa hora eu comentei com minha irmã que estava ao meu lado: "O quê?!? Mas ele é um estranho! Eu nunca faria isso..." (mas vocês verão que depois eu me arrependo desse pensamento). Talvez por ter sido uma primeira impressão totalmente fora do que eu costumo esperar e ter dos outros filmes de romance que assisto, esse então, por outro lado, foi aquele muito realista e que vive acontecendo por aí, do cara se interessar pela garota, sem "introdução" alguma, e já querer alguma coisa com ela. 



     É a partir do passeio deles que o filme realmente se passa. Eles trocam muitas ideias até o amanhecer (eis o nome do filme), que é onde o tempo juntos se esgotaria e cada um seguiria o seu caminho. Jesse voltaria para os Estados Unidos e Celine para sua casa em Paris. Se conhecem, contam sobre os seus passados, objetivos para o futuro... Confesso que no início eu fiquei um pouco desconfiada dele, pensei que estava só tendo uma aventura momentânea e passageira de verão enquanto ela se apaixonava e tudo o mais. Mas não teve nada disso, foi totalmente (ou ainda mais) recíproco do que eu imaginava, ainda mais quando assisti ao próximo filme da continuação (Before Sunset - Antes do Pôr-do-Sol)... 

     Em inúmeras cenas do filme eu fiquei rindo, não por ser engraçado mas sim pelo Jesse ter dado muito em cima dela mesmo, mas ao mesmo tempo de um modo respeitador. Por exemplo, ele mesmo começou um jogo de perguntas e respostas entre os dois no qual uma de suas perguntas foi como surgiu o primeiro desejo sexual dela perante uma pessoa, mas depois, à noite, Jesse respeitou seu desejo de não fazerem nada por terem que se despedir logo no dia seguinte (mini spoiler: Embora depois tenha ido por água abaixo!). Porém depois fica claro também que ela sente algo por ele.  


     O filme acaba com uma pulga atrás da orelha se eles se reencontrariam novamente ou não, já que moravam a um oceano de distância um do outro, gerando uma atordoante imaginação na mente do telespectador... E como os três filmes foram filmados em tempo real (de 9 em 9 anos!), imagino como deve ter sido pra quem assistiu ao primeiro em 1995 e teve que esperar pra ver o que aconteceria só 9 anos depois, em 2004... Pra mim foi coisa rápida, já que eu vi os três direto em uma só noite. E com certeza isso foi um dos motivos do filme ter sido tão especial e marcante, pois conseguimos ver a evolução real deles com o tempo, como o amadurecimento, responsabilidades, envelhecimento e mudanças mentais (embora, como a própria Celine diz ao ler seus diários antigos - ♥ -, que nós não mudamos tanto assim com o passar do tempo). E, sinceramente, pra mim não teria reencontro algum... Não sei, pareceu-me que eles estavam marcando em um momento rápido, de afobação, sem pensar... O tempo poderia mudar, novas circunstâncias poderiam acontecer e, até lá, ter esse reencontro poderia não mais ser prioridade ou até mesmo vontade na vida de cada um deles... Não é? Mesmo que tenha sido uma noite inusitada e inesquecível para dois supostos estranhos, fui bem racional ao pensar no desfecho, o que é estranho já que o meu tipo é bem mais o emocional.


     Concluindo: Por favor, assista a esse filme e não irá se arrepender. E depois faça o favor de novo de assistir à continuação. A sincronia do casal (tanto mental quanto fisicamente) é incrível, mesmo que eu tenha demorado um tempo pra captar isso (pois se parar pra pensar, é meio óbvio). Não é com qualquer um que se tem o nível de conversa que eles tinham. Dá pra aprender muito com o bate papo deles. E quebra aquele clichê também do seu amor verdadeiro ser antes o seu melhor amigo. Apesar da trilogia ser bem realista, foi amor à primeira vista o que aconteceu entre eles. E após finalizar o terceiro filme, pensei muito nesta palavrinha: Destino. No início do filme ela só senta ao lado dele no trem porque tinha um casal brigando ao seu lado e que estava a incomodando, fazendo-a assim mudar de lugar. Então... E se o casal não estivesse brigando? E se o casal já não tivesse mais ali incomodando? Estaria ela quieta no seu canto continuando lendo o seu livro, assim como ele poltronas atrás? Ou teriam se encontrado mais à frente em suas vidas? Ah, essa tal de predestinação... Sempre gerando inúmeras indagações.

      "Se há algum tipo de magia neste mundo... deve ser na tentativa de compreender alguém, compartilhando algo."  

     Agora o por quê de eu ter me arrependido de ter dito que eu nunca sairia do trem com um estranho... Bem, se Celine não tivesse saído, ela teria perdido a oportunidade de ter uma noite inesquecível e, mais do que isso, de ter conhecido o amor da sua vida e gerado algo muito maior no futuro... E aí ela poderia ter adiado o encontro deles pra mais longe (ou não), se fossem realmente predestinados um ao outro. Tudo bem que talvez ele poderia, sim, ser um serial killer, mas às vezes, sabe, vale a pena arriscar e criar novas memórias pro resto da vida. Aí está a moral do filme pra mim, hahaha! 

"Mas tudo o que fazemos na vida não é apenas uma maneira de sermos amados um pouco mais?"


     "Pode o maior romance da sua vida durar apenas uma noite?"


   Sammy Iglesias

Nenhum comentário:

Postar um comentário